O Weighted Avarage Cost of Capital pode ser conhecido por WACC ou em português como a medida para o "custo médio ponderado do capital".
Esta medida reúne em uma só média ponderada todos os custos que uma empresa ou negócio recorreu para financiar o seu capital. Isto inclui o capital próprio - como as ações emitidas -, ou o capital de terceiros relacionado com endividamento.
O seu valor resulta em uma porcentagem que indica o retorno mínimo que o negócio deve ter ao converter o seu capital em ativos e cumprir com as suas obrigações. Uma empresa com WACC muito elevado é menos atrativo para quem deseja investir.
O WACC é normalmente calculado por analistas externos à empresa. Por isso, os valores adotados no cálculo são os de mercado para o capital da empresa e variam conforme as suas cotações.
Como é calculado o WACC
O WACC de uma empresa é obtido através de um cálculo que associa duas proporções para as categorias do capital obtido (próprio e alheio).
Uma das formas de cálculo é através da seguinte fórmula:
Em que os componentes para uso no cálculo são:
- E - Valor de mercado do capital próprio da empresa
- D - Valor de mercado do capital em dívida da empresa
- Re - Custo de capital próprio
- Rd - Custo de capital alheio
- t - Taxa de imposto da empresa
Na primeira soma é considerado o peso do capital próprio no conjunto de todo o capital, multiplicado pelo seu custo.
Na segunda soma o peso considerado é o do capital de terceiros, multiplicado pelo seu custo. Neste caso é considerado o custo líquido da dívida, subtraindo uma taxa de imposto considerada.
O custo de capital próprio (Re) pode ser um pouco mais complicado de se calcular ou obter, já que o patrimônio de uma empresa não possui uma taxa de custo associada.
Uma das formas utilizadas para calcular o "Re" é medir o CAPM (Capital Asset Pricing Model). A taxa é obtida com outras variáveis associadas ao capital da empresa no mercado, como o beta.
Por outro lado, como o capital próprio no mercado é formado pelas ações emitidas o "Re" pode ser calculado também como a taxa de atualização dos dividendos.
O custo de capital alheio (Rd) pode ser um pouco mais imediato para analistas do mercado. Isso porque é comum a dívida emitida por uma empresa ter associada uma taxa de juros, que neste caso é o seu custo associado.
Um dos exemplos vem da dívida que é contraída por emissão de debêntures, já que esta é uma forma de se financiar com capital de terceiros.
Com a dívida emitida e circulando no mercado financeiro, os especialistas calculam uma taxa conhecida como yield to maturity. Essa taxa é obtida atualizando os valores da dívida para o presente, igualando ao preço de mercado, onde a taxa é o fator de atualização.
Exemplo de cálculo
Uma companhia tem emitidas ações e dívidas no mercado, estando o seu capital financiado por capital próprio e por capital alheio.
Em ações a empresa possui um montante de R$ 800 mil, enquanto as dívidas emitidas chegam a R$ 200 mil.
O custo associado ao capital próprio foi calculado em 5%. As dívidas emitidas têm uma yield to maturity de 3,8%, considerando um imposto de 25%.
O WACC desta companhia é igual a:
- WACC = [ 800 ÷ (200 + 800) ] x 0,05 + [ 200 ÷ (200 + 800) ] x 0,038 x (1 - 0,25)
- WACC = 0,8 x 0,05 + 0,2 x 0,038 x 0,75
- WACC = 0,04 + 0,0057
- WACC = 0,0457
O custo médio ponderado do capital desta companhia é então de 4,57%. Um investidor que se baseie nesta métrica deverá esperar um retorno maior que este valor para investir na companhia.
Sendo esperado, por exemplo, um retorno de 10%, significa que a companhia gera 5,47% (10% - 4,57%) para cada real investido.
Entenda melhor o que é CAPM e como calcular.
O que é ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) e como calcular.