Quais são os setores de uma empresa?

Leonardo Pereira
Economista

A divisão de uma empresa em setores revela a divisão de tarefas e atividades que ela suporta. Empresas maiores tendem a operacionalizar com mais departamentos em comparação às menores.

Os principais setores ou departamentos que podemos encontrar na maioria das empresas são:

  • Setor Administrativo
  • Setor Financeiro
  • Setor de Recursos Humanos (RH)
  • Setor Comercial
  • Setor Operacional ou de Produção
  • Setor de Tecnologias da Informação (TI)

Confira abaixo a lista dos principais departamentos de uma empresa e suas funções.

Setor Administrativo

O setor administrativo é o coração da empresa. Responsável pelo planejamento estratégico e pela gestão das tarefas, coordena e fiscaliza os demais setores e fornecendo os dados necessários para a tomada de decisões pelos executivos da companhia.

Em empresas menores, o departamento administrativo pode absorver outras áreas essenciais da administração geral, como o setor de recursos humanos e o financeiro.

Setor Financeiro

O departamento financeiro é aquele que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além da gestão de contas e impostos, do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados.

A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e competitiva e garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.

Em muitas empresas, o departamento financeiro é separado do setor contábil. Neste caso, o departamento de contabilidade cuida mais das tarefas do dia a dia, como o fluxo de caixa, as contas a pagar e todas as movimentações de ativos e passivos.

Nesse caso, o setor financeiro assume as funções mais estratégicas, como a análise dos resultados e os investimentos.

Setor de Recursos Humanos

O departamento de recursos humanos é o responsável pelo recrutamento do pessoal e pela gestão de pessoas.

Ele busca soluções para conflitos, controla os horários de entrada e saída dos trabalhadores, as horas extras e estabelece políticas para a retenção de talentos, entre outras funções.

O setor de RH tem como foco, portanto, o cliente interno da empresa, ou seja, o seu conjunto de funcionários.

Cabe ao departamento de RH estabelecer políticas de motivação e treinamento. Além disso, deve estabelecer planos de carreira e promoções, e trabalhar para melhorar as relações entre as equipes e a qualidade de vida dos colaboradores.

Setor Comercial

O foco do setor comercial está nos clientes da empresa. Pode também ser conhecido como o setor de marketing, sendo o responsável pelas vendas e garantindo a geração de receitas para a empresa.

Para isso, o departamento comercial precisa se preocupar em conhecer os clientes da companhia para satisfazer suas necessidades.

Esse setor é o responsável por criar as estratégias de divulgação e definir as formas de venda mais adequadas para alcançar o público-alvo, além de fidelizar a clientela já conquistada.

Setor Operacional

O departamento operacional, que em alguns casos pode ser chamado setor de produção ou de setor técnico, é o responsável por administrar todo o processo de transformação dos insumos no produto final.

Este setor controla a entrada e o consumo de matérias-primas, dá suporte logístico, faz a gestão do uso e da manutenção das máquinas e equipamentos e acompanha os níveis de produtividade da empresa.

Sua função é garantir que a operação transcorra sem imprevistos, tendo como meta garantir que a empresa obtenha a maior produção possível aplicando o mínimo de recursos.

Setor de Tecnologias da Informação (TI)

O setor de TI, como é mais conhecido, é responsável pela instalação e manutenção de tecnologias da organização. Na prática funcionam com base em hardwares e softwares computacionais instalados na empresa.

A existência de um departamento de TI é cada vez mais comum, já que permite a melhora da produtividade e do funcionamento da maior parte das atividades.

Outros setores ou departamentos

Uma empresa pode ser dividida em mais ou menos setores conforme a sua atividade, estrutura e dimensão. Por exemplo, algumas possuem o próprio setor de contabilidade.

Em muitos casos, trata-se da opção da empresa por desagregar as funções de um setor, criando um mais específico para aquela atividade.

O setor de compras é outro dos exemplos. Neste caso a empresa opta por ter um departamento próprio que "adquire" os insumos e serviços que ela necessita. Se for um departamento ainda mais robusto poderá ser o setor de logística, que nesse caso administra toda a compra, armazenamento e transporte das mercadorias.

O que são setores ou departamentos em uma empresa?

A divisão de tarefas é a chave do sucesso para qualquer organização e para isso existem os seus setores, também conhecidos como departamentos.

Nas pequenas empresas, muitas vezes, poucas pessoas podem ser suficiente para realizar um tipo de tarefa. Em empresas maiores, podem ser necessários departamentos específicos para o mesmo.

Os setores de uma empresa variam conforme o tamanho e o tipo de atividade que ela executa. A forma como as áreas funcionais se articulam depende do organograma da empresa.

Apesar das particularidades, há algumas funções que são essenciais para uma boa gestão. Se não existir em uma empresa um departamento próprio para alguma dessas áreas, em geral ela estará absorvida por outro setor.

É possível, ainda, que parte das atividades sejam terceirizadas, podendo fazer com que deixe de existir um departamento na empresa.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Leonardo Pereira
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2022), em Portugal
Setores da economia Quais são os setores de uma empresa? Significado de broker