Os setores na economia representam áreas em que empresas e negócios compartilham de atividades com origens semelhantes. Tradicionalmente são considerados três setores: Primário, Secundário e Terciário. Atualmente também se considera o setor quaternário.
Quando consideramos a divisão da economia nos três setores, cada um deles representa:
- Setor Primário: atividades que utilizam recursos naturais, como a mineração e agricultura
- Setor Secundário: produção e transformação dos bens derivados do setor primário, como a indústria
- Setor Terciário: ligado aos setores de serviços e comércio. Passa a ser quaternário quando envolve tecnologia da informação e pesquisa
Essa divisão na ciência econômica permite classificar a atividade de um país ou região e ainda analisar o seu desenvolvimento. Uma das formas é dividindo os setores com o peso que têm no Produto Interno Bruto (PIB) ou no Produto Nacional Bruto (PNB).
Quais são os setores na atividade econômica
A análise em setores divide a economia em uma grande cadeia produtiva, que inclui os processos que utilizam recursos naturais, os industriais e os serviços. Entenda cada um deles logo abaixo.
Setor Primário
O Setor Primário engloba áreas da economia que envolvem, principalmente, a extração ou colheita de bens naturais da Terra. As principais atividades deste setor são:
- Agricultura
- Pecuária
- Silvicultura
- Pesca
- Extrativismo mineral
Antes de entrar em processo de industrialização, o setor primário era visto como o principal meio de sustento nas economias. Atualmente isso só é possível em países emergentes e entre os menos desenvolvidos.
Em países mais desenvolvidos, atividades como a agropecuária utilizam tecnologias e máquinas que aumentam a produtividade deste setor. Com isso, cada vez menos pessoas são empregadas neste setor.
Setor Secundário
O Setor Secundário tem presente os processos que levaram à industrialização das economias. Relaciona-se com o setor primário na transformação de matérias-primas extraídas daquele setor.
Este setor tem como exemplos empresas de transformação, manufatura, construção, entre outros. Veja alguns exemplos:
- Produção têxtil
- Indústria automobilística
- Metalúrgicas
- Produção de papel e celulose
- Construção Civil
- Indústria Naval
- Indústrias alimentares
O crescimento deste setor está associado ao início do desenvolvimento das economias e o envolvimento delas com o capitalismo.
Setor Terciário
O Setor Terciário é composto pela componente de serviços e comércio na economia, como os vendedores, produtores de entretenimento e ainda as empresas financeiras.
A relação com o setor secundário está na venda dos produtos anteriormente fabricados ou nos serviços gerados em volta. Alguns exemplos de empresas do ramo de serviços são:
- Comércio
- Transportes
- Restaurantes
- Comunicações
- Serviços financeiros
- Serviços públicos
- Turismo
- Serviços de saúde
No processo de desenvolvimento econômico, o setor terciário é aquele que se torna dominante na adição de valor e na força de trabalho da economia.
Setor Quaternário
Apesar de o setor terciário estar em constante crescimento nas economias desenvolvidas, recentemente tem se considerado o Setor Quaternário, também conhecido como Terciário Superior.
Este é o setor responsável pela geração de ideias e inovação voltada aos outros três setores. Alguns exemplos de áreas de atuação:
- Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
- Tecnologia da Informação (TI)
- Educação
- Consultoria
Apesar de as empresas deste setor serem normalmente prestadoras de serviços, a separação foi feita para aquelas que focam na chamada economia do conhecimento.
Divisão da economia em setores
Dividir a economia em setores é importante para entender quais os que geram mais valor, renda e empregos ao país. Além disso, pode ajudar a classificar o nível que se encontra quando se fala em desenvolvimento econômico.
Um dos exemplos é a separação do Produto Interno Bruto (PIB) com o peso de cada setor. No caso brasileiro pode ser visto na imagem abaixo:
No Brasil, o setor dos serviços é considerado o dominante e em expansão assim como é o caso da maior parte dos países no mundo quando se considera o setor terciário. Atualmente responde por cerca de 63% do PIB segundo o Banco Mundial.
Outra forma de analisar a economia é dividindo-a em setores que representam agentes econômicos. Por exemplo, "Famílias", "Empresas" e "Estado" são três setores que consomem e geram renda. Isto é o que representa o fluxo circular de renda.