Planejamento Estratégico
O que é planejamento estratégico?
No ramo empresarial um planejamento estratégico é um plano elaborado pela administração para a existência e sentido da organização no longo prazo.
Este conceito é comum principalmente no início das atividades da empresa, onde a estratégia é feita para a definição de objetivos que marcam a rotina de trabalho da empresa.
Para fazer um planejamento estratégico, os gestores utilizam diferentes ferramentas e métodos que atingem desde os processos até á própria filosofia da empresa.
Outras formas de planejamento podem atingir áreas mais focadas em certas áreas ou a prazos menores. Este é o caso do planejamento tático, adequado ao médio prazo, e o planejamento operacional com foco nas tarefas diárias da empresa.
Plano estratégico
Empresas de sucesso possuem um plano traçado que aborda o seu futuro. O plano estratégico é elaborado em conjunto aos objetivos e metas da organização, sendo o meio utilizado para divulgação das ações a serem tomadas.
Por este meio, as equipes e diferentes setores da empresa podem tomar conhecimento das estratégias formuladas pela administração, além de ser o meio pelo qual a missão da organização é constantemente divulgada.
Como fazer um planejamento estratégico: passo a passo
Existem diferentes maneiras de estruturar um planejamento estratégico. Algumas organizações seguem padrões similares com métodos comuns, como:
- Preparação da equipe que administra e elabora as estratégias;
- Definição da Missão, Visão e principalmente dos Valores do negócio;
- Avaliação do ambiente para buscar entender as forças e fraquezas internas, e oportunidades e ameaças externas através da análise SWOT;
- Definição de objetivos e metas a serem alcançados no médio prazo da empresa;
- Registrar o plano estratégico que deve ser implementado no dia a dia da organização;
- Avaliar constantemente se os processos encaminham-se de acordo com o planejamento estratégico.
Geralmente o planejamento começa por analisar o sentido de existência da empresa e a avaliação do estado em que se encontra. Logo após, é preciso definir os objetivos estratégicos e formas de atingi-los por meio das metas e ações estabelecidas.
Assim, o planejamento estratégico deve proporcionar um futuro em que o negócio esteja preparado para todas as circunstâncias e direcionado conforme a programação da gerência.
Exemplos para o planejamento estratégico
O planejamento estratégico define metas que atingem toda a organização durante o longo prazo de sua existência, partindo do estado atual em que se encontra, para empresas que não são novas.
Por isso, o primeiro passo é entender pontos que caracterizam a realidade atual da empresa, analisando pontos fortes e fracos, e então saber o que será preciso mudar para se adequar às metas.
A partir da análise do cenário, é possível tirar conclusões por meio da análise SWOT, que resulta em pontos que podem ser exemplificados como:
- Forças: "Boa visibilidade no mercado e equipe comprometida";
- Fraquezas: "Recursos limitados";
- Ameaças: "Produtos substitutos";
- Oportunidades: "Novas formas de fazer marketing".
Então, é possível traçar objetivos com base na análise ambiental, como "aumentar, ainda mais, a visibilidade da empresa em 10 anos", por exemplo.
Pelos objetivos, a equipe deve começar a planejar estratégias em direção às metas a serem alcançadas. Estas podem ser "captar novos recursos, investir em mais publicidade e criar novos produtos", por exemplo.
Ao final do planejamento estratégico, é desenvolvido o plano de ação como forma de organizar as etapas a serem seguidas e demonstradas facilmente às equipes da empresa.
Saiba mais: