A sigla P&L significa Profit and Loss Statement ou, na tradução, demonstrativo de lucros e perdas. O P&L é um tipo de relatório das corporações que tem como objetivo mostrar se um negócio está dando lucro ou prejuízo. É o demonstrativo do resultado do exercício.
O P&L pode ser feito para toda a empresa ou sobre um produto específico. Nele, estão dados como receitas, custos e despesas do período de tempo analisado.
Os fatores que compõem o P&L dependem de cada negócio. Normalmente, a planilha contém itens como:
- Faturamento total
- Custo por unidade
- Volume vendido
- Custo de fabricação
- Lucro bruto
- Custos administrativos
- Lucro líquido
A periodicidade da produção de um P&L depende das ordens da gerência ou do líder de um departamento. Pode ser trimestral, mensal ou até semanal, dependendo do tipo de negócio e do quão de perto ele precisa ser acompanhado.
Esse demonstrativo é utilizado como referência para comparar o desempenho da empresa em relação a períodos anteriores, e não a outros negócios.
Embora seu uso seja principalmente interno, o P&L é um dos três relatórios essenciais que uma empresa de capital aberto precisa publicar periodicamente. Isto juntamente com o fluxo de caixa e o balanço.
A comparação entre esses documentos pode revelar desencontros entre os gastos e as receitas, mudanças na curva de faturamento e outros sintomas de problemas financeiros.
Novas empresas e startups, ao criarem seu plano de negócios, devem incluir um estudo de P&L. O demonstrativo deixará mais clara a projeção de receitas e custos. Além disso, facilita as estimativas de lucros e o cálculo do prazo de retorno sobre o investimento.
Fique a conhecer também o que é e como fazer o Demonstrativo de Resultados do Exercício.
Você também pode ter interesse em fluxo de caixa, patrimônio líquido,passivo circulante e ativo circulante.