A Hierarquia das Necessidades de Maslow ou Pirâmide de Maslow é uma teoria que relaciona a busca pela satisfação das necessidades humanas de maneira classificada.
A teoria, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Harold Maslow, também é utilizada em áreas como o Marketing Empresarial para entender os fatores psicológicos de decisão dos consumidores.
A hierarquia é representada conforme a busca pela satisfação das necessidades, desde as mais urgentes até as menos urgentes. Ou ainda, considerando desde itens que atendam necessidades básicas aos de realização pessoal.
Estrutura da pirâmide de Maslow
Maslow considerava que a procura pela satisfação de necessidades segue um nível hierárquico, sendo que os indivíduos começam por satisfazer outras necessidades menos básicas somente quando as mais básicas já foram saciadas.
A estrutura da pirâmide se forma desde a base, onde são satisfeitas as necessidades fisiológicas, até o topo, onde o indivíduo busca pela autorrealização.
- Fisiológicas: necessidades mais básicas do ser humano, como a fome, a respiração ou sexo;
- Segurança: necessidade de se sentir seguro, por meio do lar, segurança no trabalho ou com a saúde;
- Relacionamento (Sociais): necessidade de se sentir parte de um grupo social e de conseguir afeto;
- Estima: necessidade de reconhecer as próprias capacidades e também de ser reconhecido;
- Realização pessoal: necessidade de obter autorrealização e conseguir fazer aquilo que gosta.
A ordenação dos fatores por meio da pirâmide também revela quais deles são mais fáceis de obter resultado positivo. É o caso da base, em que as necessidades fisiológicas são saciadas mais facilmente.
Em algumas versões, especialmente para o marketing, podem ser considerados novos estágios na hierarquia. Estas incluririam a realização de necessidades cognitivas, na busca pelo conhecimento, e necessidades estéticas e cuidados com a beleza, relacionadas à autoestima.
Pirâmide de Maslow no Marketing
O conceito que rege a pirâmide de Maslow é utilizado para entender os fatores psicológicos que levam os consumidores às compras. Com isso, a hierarquia de necessidades pode identificar as motivações para a compra de um produto ou serviço, que pode ser identificado pela empresa.
Para oferecer um produto que tenha uma boa aceitação por parte dos consumidores, normalmente é preciso que este possa atender diferentes fatores da hierarquia, apresentando a maior utilidade possível.
Ao entender a hierarquia de necessidades de Maslow, os administradores da empresa podem segmentar e tipificar seus clientes adaptando suas estratégias de marketing.