O que é um orçamento empresarial?
O orçamento empresarial é considerado um plano empresarial, feito com o objetivo de criar estratégias a serem seguidas pela equipe, incluindo a projeção de receitas e despesas para um período.
Para isso, o orçamento pode ser considerado como um "mapa" que define o planejamento que permite controlar gastos ou aumentar o faturamento, por exemplo.
Quanto ao período, um orçamento é feito por meio de um plano de curto prazo, como para cada mês ou para o ano das atividades do negócio.
Como fazer um orçamento empresarial
Na elaboração do orçamento, a empresa irá produzir e vender visando o faturamento que deseja alcançar, e para isso, precisará saber quais os custos serão seguidos em seu planejamento.
A elaboração do orçamento se inicia com a analise dos recursos que o negócio obtém com suas atividades, pelo volume de vendas, estoques adquiridos, custos com funcionários, entre outros.
O objetivo é traçado de acordo com o que será necessário. Se, por exemplo, a ideia é a de aumentar as receitas, o orçamento passa por analisar os recursos, que se estiverem reduzidos, poderá ser necessário buscar por capital de terceiros.
De forma simples, o planejamento pode seguir os seguintes passos:
- Analisar os recursos disponíveis, incluindo os valores em caixa, mas também os recursos operacionais, como a quantidade de produtos em estoque;
- Traçar os objetivos do orçamento, que pode ser em reduzir os custos, preparar para que se tenham maiores receitas em certo período, ou o aumento do lucro;
- Elaborar uma planilha, em Excel por exemplo, com os valores das metas da empresa, identificando a natureza de cada receita e despesa;
- Ainda na planilha, é possível identificar em colunas, os reais valores que o negócio atinge, permitindo um acompanhamento dos objetivos do orçamento.
Com isso, é possível saber se será necessário contratar mais funcionários, adquirir mais estoques ou máquinas novas, por exemplo.
Além de um planejamento de expansão, o orçamento pode ser necessário para que haja um controle do fluxo de caixa ou da redução de despesas.
Tipos de orçamentos empresariais
O orçamento pode ser dividido em tipos, sendo os mais comuns o operacional e o financeiro, e que agregam alguns mais específicos, como o orçamento de mão-de-obra, de vendas, de estoques, de tributação, de investimentos, entre outros.
Orçamento operacional
O orçamento operacional é feito sobre toda a cadeia de operações, envolvendo as receitas, despesas e custos que geram a atividade da empresa.
Este poderá ser composto pelos orçamentos de vendas, de produção, de estoques ou orçamento de produtos acabados, de acordo com a necessidade da empresa.
Orçamento financeiro
O orçamento financeiro pode ser feito para qualquer planejamento nas finanças da empresa, como para o controle de fluxo de caixa, redução de custos ou no caso dos investimentos.
É o caso dos orçamentos de investimentos, de tributação, de financiamentos, ou também de resultados contábeis do período.
Vantagens e desvantagens do orçamento empresarial
Um orçamento possibilita à empresa uma melhor fixação dos objetivos, e a melhor formulação do planejamento estratégico para cada setor de atividade.
O plano orçamental é uma espécie de guia que permite a padronização dos recursos, desde a aquisição, como a utilização em cada etapa.
Apesar disso, existem algumas limitações devido, principalmente, às estimativas que são incluídas neste documento, já que podem conter falhas ou encontrar imprevistos durante o período em que foi feito.
Para evitar que apareçam desvantagens, a administração deve estar constantemente realizando um acompanhamento e também atualizações que forem necessárias.
A fim de elaborar e acompanhar o orçamento empresarial, a administração pode utilizar como ferramenta o Plano de Ação.
Saiba mais sobre como é feito um Plano de Ação.
Você também pode ter interesse sobre o método de orçamento empresarial Budget e Forecast.