O que é coaching?

Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Coaching é um processo que tem por objetivo desenvolver, apoiar e capacitar o cliente para atingir de forma sustentável todo o seu potencial. É uma forma de acompanhamento pessoal feito por um profissional que ajuda a identificar e alcançar metas, resolver problemas e desenvolver habilidades em diferentes áreas da vida, bem como na carreira.

No Coaching, um profissional ajuda seu cliente a traçar e executar um plano de ação. Isso pressupõe ter uma visão mais clara de seu objetivo, aumentar sua autoconfiança e aprender a colocar em prática seu potencial a fim de atingir a meta estabelecida.

O profissional que conduz o processo de Coaching é chamado de Coach. O Cliente pode ser tratado por Coachee.

Uma das funções principais do Coaching é promover o autoconhecimento. No processo de Coaching é pressuposto que o Cliente já possui as respostas para suas questões, apenas precisa de auxílio para ter maior consciência de suas capacidades, ponto fortes, aspectos a serem desenvolvidos e do caminho a seguir. Este auxílio é realizado através de perguntas, feitas pelo Coach.

A oferta desse tipo de serviço passa por um grande expansão no Brasil e no mundo, o que aumenta a necessidade de se pesquisar bem as qualificações de quem exerce a função de Coach antes de contratar esse tipo de acompanhamento.

Como funciona o coaching?

O trabalho de coaching adota técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas, como administração, psicologia, neurociência, finanças pessoais e recursos humanos, entre outras.

O processo é conduzido através de sessões, em intervalos previamente combinados entre coach e cliente, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Cada sessão dura, em média, entre uma ou duas horas e não precisa necessariamente ser presencial. Alguns profissionais oferecem o acompanhamento por Skype, por exemplo.

Ao final de cada sessão são estabelecidos tarefas que o cliente deverá realizar até o próximo encontro, quando o cumprimento dessas metas será avaliado e novas serão definidas.

As sessões podem ser tanto individuais como em grupo (no caso de uma equipe de trabalho com uma meta, por exemplo).

O Coaching é um processo preferencialmente de curto prazo. Os profissionais que atuam nessa área costumam prometer mudanças positivas e duradouras em seus clientes em um curto espaço de tempo.

Ao contrário de uma terapia, o Coaching trabalha com planos de ação para metas específicas, sendo indicado em casos como:

  • A pessoa tem um sonho, mas nunca conseguiu concretizá-lo
  • Um empregado tem um relacionamento difícil com seu chefe ou com um colega de trabalho
  • O profissional sente que sua produtividade está baixa e não sabe como melhorar seu desempenho
  • Existe dificuldade em conciliar a vida profissional com a vida pessoal
  • Um funcionário foi promovido e precisa aprimorar suas competências para a função de liderança

Tipos de coaching

Existem Coaches especializados nas mais diversas áreas. No campo pessoal, alguns exemplos são o Coaching familiar, o Coaching de vida e o Coaching de finanças pessoais, entre outros. Veja alguns exemplos:

Coaching empresarial

É utilizado sobretudo por empresários e empreendedores que buscam atingir metas de negócios. O processo ajuda a acelerar o alcance de objetivos da empresa, melhorando a liderança e a gestão do negócio .

Coaching executivo

É voltado para profissionais que exercem cargos elevados na hierarquia das empresas, como gestores e diretores. Além de desenvolver nesses profissionais capacidades que beneficiem a corporação, este tipo de acompanhamento também aumenta a satisfação profissional no exercício da função.

O aumento da capacidade de liderança e da inteligência emocional são algumas das metas que costumam ser trabalhadas, a fim de que consigam extrair o melhor de suas equipes e enfrentar situações de estresse.

Coaching de carreira

É indicado para quem precisa definir metas profissionais de longo prazo ou alcançar objetivos como o de obter uma promoção. Também se aplica para quem quer encontrar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aprendendo a gerir melhor seus horários. Além disso, serve para profissionais que estão insatisfeitos com seus empregos ou que pretendem mudar de área.

Coaching financeiro

Auxilia a organizar as finanças pessoais ou de uma empresa. Este tipo de acompanhamento ajuda pessoas que não conseguem poupar dinheiro para atingir um objetivo de consumo ou que se encontram endividados e querem equilibrar suas finanças.

Você também pode se interessar por Qualidade de vida no trabalho.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.