O que é NFT?
Os Non-Fungible Tokens (NFT) ou "tokens não fungíveis" são ativos digitais certificados de forma única através de criptografias. Sua definição está associada à não fungibilidade do ativo em que representa, ou seja, existindo de forma única.
O produto é associado de forma exclusiva a um ativo utilizando uma assinatura digital. Recentemente têm sido adotados para representar artes em formatos digitais, como músicas ou obras de artes, e até mesmo "memes".
A exclusividade do ativo digital gerado funciona através da Blockchain, uma tecnologia descentralizada que nasceu junto da criptomoeda Bitcoin. Porém, já vale notar que a infungibilidade é a principal característica que os diferencia das criptomoedas.
Como funciona o NFT
NFT é uma tecnologia que existe desde 2014, funcionando através de registros em blockchains, uma espécie de livro contábil onde as informações podem ser comprovadas pelo público.
O seu registro é feito com base em algum item existente no mundo real, seja ele tangível ou intangível - obras de arte, imagens "gifs" da internet, vídeos, músicas, "skins" de jogos online, entre outros.
Basicamente a ideia é que estes artigos sejam transacionados da mesma forma que ocorre com os bens colecionáveis físicos. Um quadro famoso, por exemplo, possui o seu valor e pode ser guardado pelo colecionador como "reserva". O mesmo acontece aqui, envolvendo desta vez valores no mundo digital.
O dono do NFT criado será também proprietário do ativo. Além de permitir que o usuário adquira o objeto que comprou, os NFTs permitem comprovar a sua propriedade através de sua assinatura digital.
Exemplos de NFTs
Os NFTs passaram a ser ainda mais conhecidos quando envolveram grandes quantias de dinheiro por itens nada convencionais. Um deles foi a venda do primeiro "tweet" escrito pelo fundador da rede social, Jack Dorsey, por 2,9 milhões de dólares.
Outro caso notável foi a venda do meme "Nyan Cat", originalmente um vídeo da internet, em formato GIF. O valor pago foi de 300 Ether (ETH), correspondente a 450 mil dólares ou 3 milhões de reais.
Diferenças entre NFT e criptomoedas
No mundo digital, os NFTs e as criptomoedas possuem semelhanças apenas ao compartilharem da mesma tecnologia e ao serem ambos tokens criptográficos, como são programados.
As criptomoedas, como o Bitcoin ou Ethereum, estão mais relacionados às moedas fiduciárias. São fungíveis e, por isso, possuem o mesmo valor independentemente de qual "moeda" possuímos.
Já os NFTs possuem relação com um item único, mudando de valor conforme o ativo adquirido.