Missão, visão e valores de uma empresa
Missão, visão e valores são os princípios fundamentais que norteiam uma organização. Eles indicam a forma como a empresa quer se posicionar no mundo e ser reconhecida por seus clientes, colaboradores e parceiros
Em linhas gerais, podemos definir a missão como o que a empresa é, a visão como onde ela quer chegar e os valores como o código de conduta que a empresa seguirá nessa caminhada. Confira abaixo mais detalhes do significado de cada um desses termos, o que deve ser considerado na hora de defini-los e alguns exemplos práticos.
O que é missão?
A missão de uma empresa é o seu propósito fundamental, sua razão de ser, sua finalidade e o porquê de sua criação. Ela tem relação direta com a identidade da organização e, por esse motivo, geralmente não sofre alterações com o passar dos anos.
A missão deve ser formulada na forma de uma frase clara e concisa, que responda a questões como:
- Para que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem a empresa trabalha?
Exemplo de missão: Natura
Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
O que é visão?
A visão representa onde a empresa quer chegar. Ela é o futuro que a empresa deseja e seus objetivos de longo prazo. Indiretamente, a visão indica também o porquê das metas estabelecidas valerem a pena.
Devido à sua natureza, a visão costuma durar um período de tempo pré-determinado, sendo substituída por outra quando a empresa atingir uma nova etapa.
Na criação da visão, não é preciso detalhar como a empresa pretende atingir seus objetivos. Porém, é fundamental que a visão formulada seja prática e realista. Por mais que seja importante sonhar alto, de nada adianta estabelecer metas que já se sabe que não serão cumpridas.
Para definir a visão de sua empresa, o empreendedor deverá procurar responder a questões como:
- O que esta empresa quer ser?
- Onde queremos chegar?
- O que pretendemos construir?
Exemplo de visão: Nestlé
Ajudar 50 milhões de crianças a terem vidas mais saudáveis.
Melhorar a qualidade de vida de 30 milhões de pessoas diretamente ligadas às nossas atividades.
Empenho para zero impacto ambiental em nossas operações.
O que são valores?
Os valores formam o código de conduta da empresa. São os princípios éticos e o estofo moral que deverão ser respeitados enquanto a companhia busca cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão. Eles são “as regras do jogo” e são inegociáveis.
Esses valores deverão se refletir nos comportamentos, nas atitudes e nas decisões de todos os setores da empresa. Eles devem nortear o relacionamento da chefia com os funcionários, as relações entre os trabalhadores e ainda seu comprometimento com os clientes e a sociedade como um todo.
Para definir seus valores, os gestores da empresa devem refletir sobre questões como:
- Quais são nossas responsabilidades perante a sociedade?
- Como trataremos nossos clientes?
- Como os funcionários devem ser comportar?
- Como a empresa faz seus negócios?
Exemplos de valores: Banco Itaú
Só é bom para a gente, se for bom para o cliente
Simples. Sempre
Fanáticos por performance
Pensamos e agimos como donos
Gente é tudo para a gente
Ética é inegociável
O melhor argumento é o que vale
Dicas para definir os princípios de uma empresa
É importante que haja uma reflexão real e sincera por parte dos sócios da empresa na hora de definir missão, visão e valores. Esses conceitos não podem ser tratados apenas como mensagens vazias.
Na hora de definir esses princípios, é importante fugir dos chavões. Dizer que uma empresa pretende basear sua conduta no respeito às pessoas, por mais verdadeiro que seja, não demonstra nenhum diferencial, uma vez que o respeito é um princípio que deveria basear todos os tipos de interações, não apenas comerciais, mas também humanas.
Qual a importância de se definir missão, visão e valores?
A definição de missão, visão e valores é o primeiro passo para uma empresa que pretende seguir um planejamento estratégico, uma vez que esses princípios servem de base para estabelecer os objetivos e as metas da companhia.
Uma empresa que se guia apenas pelo lucro tem poucas chances de se diferenciar e de obter um sucesso sustentável no longo prazo. Por isso, essa declaração de princípios é fundamental por deixar claro o que a empresa quer ser e como ela pretende se relacionar com sua comunidade.
Como aplicar missão, visão e valores no dia-a-dia
O estabelecimento do conjunto de missão, visão e valores não deve ser feito apenas para atender a uma formalidade. Esses conceitos só serão úteis para a companhia caso se reflitam no seu cotidiano.
Para que isso aconteça, o primeiro passo é garantir que todos os funcionários conheçam os princípios que guiam a corporação e tenham, com a ajuda de seu gestor, plena consciência de qual o seu impacto na execução das atividades rotineiras. A declaração de missão, visão e valores deve ser usada como orientação e motivação dos recursos humanos.
Esse conjunto de princípios também deverá ser o guia para o planejamento estratégico da empresa, que determina o caminho a ser seguido para o alcance dos objetivos. Os fundamentos da atuação da empresa deverão ser usados para promover a convergência dos recursos humanos, materiais e financeiros em prol do alcance de seus objetivos.
A missão, a visão e os valores da empresa devem ser lembrados a cada tomada de decisão. Por exemplo, ao avaliar a possibilidade de lançar um novo produto, o gestor deve sempre ponderar se esse lançamento está de acordo com a missão a que a empresa se propôs, se ele irá ajudá-la a alcançar os objetivos definidos por sua visão e se ele respeita os valores que guiam a conduta da corporação.
Você também pode ter interesse em planejamento, plano de ação e gestão.