Key Performance Indicator
Os KPIs, ou Key Performance Indicators, são os indicadores chave de desempenho em uma empresa. São métricas geralmente estabelecidas na etapa de planejamento estratégico, alinhados com os objetivos do negócio. Cada objetivo da empresa é acompanhado de um ou mais KPIs que ajudam o gestor a coordenar o caminho a ser tomado e vislumbrar as resultados.
É uma ferramenta de gestão que permite o acompanhamento das metas da companhia de forma clara, em diversos níveis do negócio. A partir de uma KPI definida, tanto o gestor como o funcionário podem observar periodicamente os resultados do seu trabalho.
Os indicadores de desempenho devem surgir a partir do objetivo em cada área do negócio. Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Atendimento, ou seja, cada setor da empresa deve ter seus próprios indicadores que criam então um mapa do posicionamento geral da empresa frente aos objetivos macro.
Por isso mesmo que essas métricas são chamadas de indicadores chave. Não são apenas dados brutos a serem mensurados aleatoriamente, e sim um sistema de acompanhamento periódico de medidas quantitativas e qualitativas, essenciais para determinar o sucesso do negócio.
Exemplos de KPI
Os KPIs devem ser sempre mensuráveis. Questões subjetivas só devem ser colocadas enquanto índice de performance apenas caso exista uma fórmula que consiga quantificá-las.
Os índices podem ser divididos entre KPIs Financeiros, ou seja aqueles cujos resultados são em moeda, e os KPIs Não-Financeiros. Nestes últimos há alguma frequência de métricas qualitativas, devidamente transformadas em questões mensuráveis.
KPIs financeiros:
- Lucro por projeto
- Receita por colaborador
- Valor médio de venda por cliente
- Custo por cliente
- Conversão em vendas geradas por promoções
- ROI - Retorno sobre Investimento em publicidade
- Custo por clique
KPIs não-financeiros:
- Nível de Satisfação do Cliente
- Market Share
- Clientes locais X clientes estrangeiros
- Conhecimento de Marca (Brand Awareness)
- Leads provenientes de Redes Sociais
- Turnover - Rotatividade de Pessoal
- Novos produtos/serviços desenvolvidos por ano
Entre os principais KPIs em logística, por exemplo, são a quantidade de produtos entregues em determinado prazo, custos de transporte x estoque, taxa de perdas no transporte e o giro de estoque.
Como estabelecer os KPIs
KPIs podem ser construídos exclusivamente para uma única companhia. Se entre os objetivos está uma métrica nunca utilizada, geralmente um índice qualitativo, se há um jeito de transformá-lo em uma fórmula mensurável, ele pode se tornar um KPI.
Para verificar se a métrica desejada é um KPI, aplica-se a técnica SMART, em que o índice em questão deverá responder aos seguintes critérios:
ESPECÍFICO
MENSURÁVEL
ATINGÍVEL
RELEVANTE
TEMPORAL
Se o índice corresponder a todos estes itens, ele pode vir a ser um indicador chave de performance.
Você também pode se interessar por Balanced Scorecard.