Para ter uma boa atuação no mercado que está inserido, um negócio precisa de metas que visam sua sobrevivência e expansão. Isso pode ser alcançado com as noções de um gestor empresarial.
A gestão empresarial reúne um conjunto de estratégias para direcionar a empresa às suas metas e resultados. Ela é feita por meio de uma gestão intensa que envolve os processos, as pessoas, os materiais e as finanças de toda a empresa.
Um gestor empresarial deve saber lidar com as múltiplas áreas da organização, sendo que necessita ter uma ampla bagagem de conhecimentos sobre cada uma delas.
Para isso, atua com diferentes ferramentas, indicadores de desempenho e conceitos que o ajudam a tomar decisões e a definir os objetivos a serem alcançados.
O que faz um gestor empresarial
A gestão de uma empresa está associada com a administração de todos os recursos que ela possui. Neles se incluem tanto os materiais e financeiros como os humanos e tecnológicos.
O gestor ou gestora empresarial é a pessoa que direciona todos estes recursos aos objetivos da empresa. Este profissional pode já ser um dos sócios do negócio, como pode ser alguém contratado para essa missão.
Possui funções como definir e planejar metas, organizar os recursos, liderar as pessoas e controlar para que tudo saia como planejado. Em prazos mais alargados, o planejamento feito inclui a adaptação da empresa às novas exigências do mercado e o seu crescimento.
Para ir de encontro às metas definidas, o gestor atua para que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível. Tudo isto pode ser feito com a ajuda de ferramentas e conceitos que são de seu conhecimento. Alguns deles são:
Indicadores de desempenho: demonstram os números e as características do negócio para análises. Exemplos: Análise SWOT; 5W2H; Balanced Scorecard; Indicadores-chave de desempenho (KPI); índices de liquidez.
Planejamento: o gestor sabe de conceitos para o planejamento do negócio na rotina da empresa. Exemplos: Plano de Ação; Matriz de Responsabilidades - RACI.
Tecnologia: o gestor empresarial utiliza tecnologias que potencializam o seu trabalho. Exemplos: Office Excel; SAP; programas de gestão contábil.
Conceitos de administração: filosofias e formas de administrar ou liderar a empresa. Exemplos: Just in Time e sistema de produção puxada; Administração Científica (Taylorismo); 5 Forças de Porter.
Todo este conhecimento pode ser adquirido em um curso de grau tecnológico ou de graduação na área de Gestão Empresarial. Já a pós-graduação pode ajudar a traçar o caminho de um profissional para áreas mais específicas.
Áreas da gestão empresarial
Algumas empresas dividem-se em diferentes áreas a fim de organizarem a sua gestão de acordo com as suas funções e especializações.
Para os profissionais formados em Gestão Empresarial isso pode significar oportunidades em áreas mais específicas da gestão da empresa. Algumas delas são:
- Gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos
- Gestão financeira
- Gestão de projetos
- Gestão de processos
- Gestão comercial
- Gestão de qualidade
- Gestão de tecnologia da informação
- Gestão de estoque
Além destas, outras áreas ainda mais específicas podem ser encontradas de acordo com o tipo de negócio da empresa.
Saiba melhor o que é Gestão e conheça os tipos de planejamento da gestão empresarial.