O Grupo dos 20, ou G20, representa um fórum informal de 19 países considerados as maiores economias do mundo, mais a União Europeia e representantes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Também é conhecido como G20 Financeiro.
São os chefes de estado, os chefes dos bancos centrais dos países membros, mais os ministros das finanças, que se reunem periodicamente para discutir os rumos da economia mundial.
Com uma diversidade econômica maior do que o G7, incluindo países em desenvolvimento, o objetivo do G20 é promover a cooperação entre essas nações na busca por um crescimento estável e sustentável, que traga benefícios a todos os paises membros e à economia mundial como um todo.
Encontro e Cúpula do G20
O primeiro encontro foi realizado em 1999, motivado pela crise mundial do fim da década de 1990. Desde então os ministros de finanças e chefes de banco central dos países membros têm se encontrado anualmente.
Já a primeira cúpula, encontro entre os chefes de estado dos países membros do G20, aconteceu em 2008 por iniciativa do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para que se pensasse em um plano mundial de resolução para a crise financeira norte-americana de 2008.
O G20 teve papel determinante neste momento pós-crise. Especialistas afirmam que foram as decisões tomadas a partir da cúpula daquele ano que pouparam o mundo de mais uma grande depressão.
Países Membros do G20
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- E mais a União Europeia
G20 Financeiro e G20 Comercial
O G20 é também conhecido por G20 Financeiro, por reunir os chefes de finanças dos países membros com foco no desenvolvimento da economia mundial.
Já em 2003, durante um encontro preparatório para a reunião da Organização Mundial do Comércio, surgiu por iniciativa do Brasil o G20 Comercial, composto por países em desenvolvimento como um mecanismo de cooperação focado exclusivamente na política agrícola daqueles países.
O G20 Comercial é formado, na verdade, por 23 países:
- África do Sul
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- China
- Cuba
- Egito
- Equador
- Filipinas
- Guatemala
- Índia
- Indonésia
- México
- Nigéria
- Paquistão
- Paraguai
- Peru
- Tailândia
- Tanzânia
- Uruguai
- Venezuela
- Zimbábue