O que é Downsizing? Entenda o seu significado e como é feito
O que é downsizing?
O downsizing é um processo que acontece quando existe uma redução da força de trabalho de uma empresa. O objetivo é ajustar o número de empregados de acordo com a produtividade e reduzir custos.
Embora possa ser um processo comum em um período de quedas no faturamento, pode também ser utilizado para a reformulação do processo produtivo da empresa de forma a deixá-lo mais enxuto.
Em inglês, o termo tem significado relativo a uma redução de capacidade. O processo é feito por meio de uma reestruturação administrativa no sentido de diminuição.
Estima-se que esta estratégia tenha surgido nos Estados Unidos nos anos de 1970, adotado como forma de melhorar a eficiência da produção de empresas norte-americanas.
Estratégias de downsizing visam a redução de custos da empresa por meio da diminuição de sua estrutura organizacional. A eliminação de equipes de trabalho menos produtivas é a forma mais rápida de eliminação de custos.
O downsizing também pode ser realizado para eliminar partes obsoletas de um setor produtivo. Por vezes, alguns funcionários podem não ter mais utilidade para a empresa por ter tomado rumos diferentes do inicial.
Vale perceber que o downsizing não inclui as demissões ou aposentadorias habituais. É uma estratégia que pode visar o curto, médio ou longo prazo, mais ou menos intensas.
Consequências do downsizing
O downsizing pode gerar consequências à empresa, principalmente se adotado de maneira incorreta ou desordenada. Se atingido o longo prazo, a empresa pode nunca se recuperar.
Um dos problemas pode surgir se a empresa não conseguir alcançar corretamente o seu melhor nível de produtividade de acordo com o seu faturamento.
Os custos em ter funcionários treinados e habituados ao processo da empresa deve ser levado em conta, pois podem fazer falta após aplicada a estratégia.
Características principais do downsizing
- Redução de custos;
- Eliminação de burocracias;
- Comunicação mais rápida entre os membros das equipes;
- Eliminação de cargos considerados não essenciais;
- Aumento do rácio de produtividade por número de empregados;
- Decisões tomadas com maior rapidez.
Downsizing e Rightsizing
O rightsizing é também um processo de alterações na organização da empresa, porém com foco maior em promover uma reestruturação em qualquer sentido.
Enquanto o downsizing visa a diminuição de custos por meio da redução do quadro de funcionário, o rightsizing permite adequar a empresa aos cenários atuais.
O rightsizing pode, até, evitar que haja demissões na empresa em um momento de crise, devido ao cuidado que teve em momentos anteriores.