Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um documento contábil que identifica a utilização dada aos lucros obtidos por uma empresa.
A DLPA pode ser apresentada separadamente ou já incluída em uma coluna da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Este último evidência todas as alterações do patrimônio líquido da companhia, incluindo o destino dos resultados obtidos.
Este demonstrativo é obrigatório às sociedades limitadas e outros tipos de empresas que são tributadas através do Lucro Real. Além disso, pode ser apresentado em substituição à DMPL.
DLPA estrutura
A estrutura da DLPA se encaixa na representação da DMPL onde destaca o destino dos lucros da empresa e a utilização destes valores para o seu capital. As suas componentes são:
- Saldo inicial do exercício;
- Soma do lucro do exercício;
- Diminuição em transferência para as contas de reservas;
- Aumento por reversões das reservas do Patrimônio Líquido;
- Pagamentos de dividendos;
- Ajustes de exercícios anteriores;
- Saldo final do exercício.
Este documento deve sintetizar as alterações ocorridas na conta de lucros ou prejuízos acumulados, presente no Patrimônio Líquido do Balanço Patrimonial. Lembrando, ainda, que os lucros são dados pela Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).
Por isso, para se fazer a DLPA é preciso apurar o lucro (ou prejuízo) do período, transferir a parte que corresponde aos acionistas ou sócios e canalizar a parte restante que vai ao Patrimônio Líquido.
Exemplo de DLPA
Lucros e prejuízos acumulados
A DLPA expõe as variações da conta Lucros e Prejuízos Acumulados feito pela contabilidade da empresa e presente no Patrimônio Líquido.
Para esta conta considera-se como tendo prejuízos acumulados quando se o seu saldo é devedor. Sendo o seu saldo de natureza credora, existem lucros acumulados na empresa.
Estes valores fazem parte dos resultados da empresa que não se destinaram a nenhum tipo de reservas e ficam retidos nesta conta específica, considerando que houve lucro. Se o resultado foi de prejuízo, o valor (negativo) fica a espera de outros períodos com lucros até que seja totalmente absorvido.