Core Business e Core Competence são conceitos complementares na gestão empresarial. O que difere um do outro é que Core Business representa o negócio central da empresa, aquela área em que a companhia é melhor e mais rentável, enquanto a Core Competence é a competência central, a função desempenhada com excelência.
Em linhas gerais, o core business é desenvolvido em decorrência da core competence. A empresa identifica aquilo que faz de melhor e foca neste fator enquanto principal para o negócio.
No caso de um restaurante, por exemplo, a core competence pode ser um prato específico ou a habilidade de uma determinada cozinheira. O core business é o negócio gerado a partir disto, que vai desde o marketing baseado nestas vantagens, até o treinamento da equipe para que todos consigam cozinhar com o mesmo nível de excelência da cozinheira que deixou o restaurante famoso. Assim, como negócio, ele também não fica restrito à competência de uma só pessoa, o que mais à frente pode prejudicar a estratégia do negócio no caso de falta deste elemento.
Como identificar a core competence e o core business?
Para identificar a core competence, o empresário deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta:
- o que a minha empresa faz de melhor?
E então observar se esta função preenche três requisitos básicos:
- ter potencial de ampliar a variedade de mercados;
- oferecer benefício ao consumidor;
- apresentar dificuldade de reprodução pela concorrência.
Encontrada a função central na empresa, passa-se a pensar no core business. Com a core competence em mente, o empresário deve pensar nas seguintes questões para identificar o negócio central:
- O que mais atrai os clientes à empresa?
- Quem são os principais consumidores?
- O que a empresa faz melhor do que a concorrência
- Que inovações a empresa leva ao mercado?
- Quais são os serviços/produtos campeões de vendas?
- Qual a área mais rentável?
- Quem é quem no comando na empresa e porque aquelas pessoas estão lá?
É preciso cuidar as discrepâncias entre as respostas relacionadas às core competences e ao core business, para que a estratégia esteja devidamente alinhada. Assim o gestor garante o investimento adequado naquela função e área do negócio que melhor irá corresponder às suas expectativas de crescimento.
Você pode se interessar pelas definições de Core Business e Core Competence.