Core Business é o negócio central da empresa. É a atividade primária, aquela em que a companhia é especialista e sobre a qual deverá centrar seus esforços, do ponto de vista estratégico.
Normalmente, o core business é a atividade com maior peso entre as desempenhadas, ou seja, com maior participação no faturamento. Também pode ser a operação original, na ocasião de sua fundação, em organizações que foram expandindo escopo com o tempo.
O sucesso ou fracasso de uma corporação pode ser associado ao entendimento de seu core business. Manter-se focado na área de expertise é a estratégia mais frequente, evitando ampliar demasiadamente as atividades. Uma alternativa para crescer sem se distanciar do core business é o outsourcing, a terceirização de atividades não centrais para a empresa.
Exemplos de core business
Core Business Natura
No core business da Natura está o desenvolvimento de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal utilizando de estratégias de responsabilidade social corporativa. Ser sustentável não é só a missão da Natura, mas está em seu core business por ser o que a diferencia da concorrência.
Core Business Coca-Cola
Para a Coca-Cola, seu core business é a produção, venda e marketing de algumas das bebidas mais amadas do mundo. Ao incluir a expressão "mais amadas" no negócio central, a companhia já indica caminhos para o seu negócio. Isto é fundamental para conduzir a estratégia em toda a empresa e principalmente nos três focos: produção, venda e marketing, áreas em que a Coca-Cola trabalha com afinco para exercer excelência.
Core Business McDonald's
O McDonald's tem como core business entregar ao consumidor boa comida, em pouco tempo e a preços baixos, mantendo sempre a cultura da marca McDonald's.
Como identificar o core business?
De forma estratégica, o empresário pode pensar o seguinte roteiro de questões para identificar qual o core business da sua empresa:
- O que mais atrai os clientes à empresa?
- Quem são os principais consumidores?
- O que a empresa faz melhor do que a concorrência?
- Que inovações a empresa leva ao mercado?
- Quais são os serviços/produtos campeões de vendas?
- Qual a área mais rentável?
- Quem é quem no comando na empresa e porque aquelas pessoas estão lá?
Diferença entre core business e core competence
Outro conceito que auxilia na gestão do core business é core competence, que pode ser traduzido como competência central da empresa. Representa aquela função que é realizada com excelência pela organização, como o uso de tecnologias, por exemplo.
O que o difere do core business é que não se trata da atividade empresarial, são competências únicas que se tornam estratégicas para o negócio. Existem três indicadores de uma competência central: o quão difícil é para a concorrência a sua reprodução; quantos mercados podem ser acessados com esta função; e o quanto contribui para o produto final.
Você também pode se interessar por Core Competence.