Controle de qualidade
O controle de qualidade é uma medida adotada nas organizações visando a melhoria e a padronização de seus processos, assegurando a qualidade de seus produtos ou serviços.
Em muitas empresas, essa qualidade é gerenciada por setores próprios para a função e que possuem abordagens cada vez mais avançadas na gestão dos processos e do resultado final, como pela Gestão da Qualidade Total (TQM)
Você pode saber mais sobre o que é a Gestão da Qualidade.
Controle de qualidade industrial
O controle de qualidade é uma gestão muito comum em empresas industriais para a definição e padronização dos produtos produzidos. Esse setor atua desde a criação de um projeto, até o produto final.
A partir do projeto, em uma industria, os gestores interveem para que os processos de fabricação sejam os mais corretos e as características estejam dentro das conformidades.
Quando existem defeitos de fabricação, o produto fica reconhecido como "não conforme", ou seja, não cumpre os requisitos especificados no projeto. Neste caso, o produto pode ser reformulado ou descartado, evitando que um cliente possa comprar este produto.
O controle da qualidade é necessário não só para que um produto seja atrativo no mercado, mas para que também não prejudique o consumidor final. Este é o principal caso das indústrias de alimentos e de medicamentos.
Controle de qualidade de alimentos
O controle de qualidade nas indústrias alimentícias busca por aplicar as melhores técnicas de mantimento e apresentação dos alimentos aos consumidores, que inclui a segurança desde a estocagem de matéria-prima.
O objetivo deste tipo de gestão é acompanhar e treinar os colaboradores que participam dos processos da empresa e o cumprimento das normas de vigilância sanitária impostas.
Para a garantia da qualidade dos alimentos existem profissionais próprios, como o engenheiro de alimentos.
Controle de qualidade de medicamentos
O controle de qualidade de medicamentos é essencial, pois é um produto diretamente ligado à saúde pública.
Por se envolver em características químicas, este tipo de produção necessita de supervisão desde a estocagem de matéria-prima, acompanhamento dos processos e inspeção dos remédios como produto final, como nos casos dos alimentos.
O controle é feito principalmente a partir de testes em amostragens, que seguem especificações para a liberação dos medicamentos aos consumidores. No caso do Brasil, a agência reguladora desta qualidade é a Anvisa.
Certificados e normas de qualidade
Para melhores garantias da qualidade, tanto para os consumidores quanto aos produtores, existem órgãos nacionais e internacionais que regulam a qualidade nas empresas.
Entre os principais exemplos estão as normas ISO 9000 e ISO 9001, que especificam as regras para implementação da qualidade e certificam as empresas que as seguem.
Você também pode ter interesse sobre Indicadores de Desempenho.