O que é conta poupança?
A conta poupança é um tipo de conta bancária onde é possível reservar um dinheiro e receber uma rentabilidade. Também é conhecida como caderneta de poupança.
Esta conta é diferente da conta corrente onde o objetivo são as operações de transação. A poupança serve apenas para poupar dinheiro, podendo estar vinculada a uma conta corrente ou ser aberta separadamente em uma instituição financeira.
A poupança não é só uma conta mas também um meio de investimento, que apesar da baixa rentabilidade, ainda atrai muitas pessoas a aplicar o seu dinheiro.
Como funciona a conta poupança
Na conta poupança o dinheiro que fica depositado recebe um rendimento considerando um período mensal. Além disso, o saldo em conta possui liquidez diária, o que significa que pode ser sacado todos os dias.
A quantia depositada deve ficar durante o mês para receber a rentabilidade, sendo que se retirada antes ela não se aplica ao valor. Este período é conhecido como o "aniversário" da poupança.
A poupança possui a mesma rentabilidade em qualquer banco, seja ele privado ou público. A taxa é definida e controlada pelo governo, através do Banco Central.
Neste tipo de conta nenhuma tarifa deve ser cobrada pelo banco, já que não é utilizada como uma conta corrente. Seu uso é direcionado apenas à aplicação da poupança e a obtenção de sua rentabilidade.
Como abrir uma conta poupança
A poupança não precisa estar vinculada a uma conta corrente, por isso, basta procurar uma agência bancária e pedir para que uma conta poupança seja aberta em seu nome.
Para realizar a abertura o banco deve pedir alguns documentos simples como RG, CPF e comprovante de residência. Não será preciso pagar nenhuma taxa, tanto no momento de abertura quanto em sua utilização.
O processo é simples e pode ser feito até para quem tem menos de 18 anos, com a presença dos pais.
Em alguns bancos como a Caixa, é possível obter um cartão vinculado à conta, além de poder consultar facilmente o saldo pela internet ou por aplicativos.
Quanto rende a poupança?
Para quem depositou na caderneta antes de 3 de maio de 2012, o rendimento atribuído é de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR). Depois dessa data, o governo mudou a regra para as seguintes condições:
- Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixo em 0,5% ao mês mais a TR;
- Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da taxa Selic mais TR.
Por isso, o rendimento atual da caderneta para novos depósitos depende da meta estabelecida para a taxa Selic. Quando passa dos 8,5%, ela deverá render acima dos 6,17% ao ano, a depender da TR.
Vale lembrar que quanto menor a Selic, menor é o rendimento da caderneta de poupança. O contrário também ocorre, até que se atinja a meta central de 8,5% ao ano.