Uma conta bancária é do tipo corrente quando o dinheiro depositado tem fácil acesso na movimentação, como em saques ou em transações.
Contas correntes é como são mais conhecidas as contas de depósito à vista. Através delas é que o dinheiro do depositante (correntista) fica à sua disposição para ser utilizado a qualquer momento. Outro tipo é a conta poupança, utilizada para economia popular e sem movimentação corrente.
Elas ainda podem contar com diferentes tarifas bancárias cobradas no uso e operações da conta, definida pelo banco. Algumas não são cobradas quando o serviço é utilizado em meios eletrônicos ou quando a conta oferece serviços essenciais.
Como funciona a conta corrente
A conta corrente é uma conta de depósito à vista, oferecida como um dos serviços bancários. Por ela, o correntista (pessoa física ou jurídica) tem fácil acesso na movimentação dos fundos depositados e em operações que realiza.
Para que a movimentação possa acontecer, a conta corrente deve ter meios de pagamento e transferência associados à conta: cartão de débito, cheques ou internet banking, por exemplo. Em caixas eletrônicos os serviços também são imediatos.
Além de possibilitar transferência e saque de forma imediata, esse tipo de conta bancária permite obter acesso a outros produtos e serviços oferecidos pela instituição bancária. Um exemplo é o cheque especial, forma de crédito que fica pré-aprovada em conta e em que são cobrados juros quando o dinheiro é utilizado.
Abertura de conta corrente
A abertura da conta nesta modalidade é feita por meio de um contrato estabelecido entre correntista e instituição financeira. Neste documento devem estar previstos todos os produtos incluídos e custos de utilização.
Para abrir uma conta corrente o interessado deve realizar o pedido no banco ou financeira que escolheu, apresentando os documentos pessoais necessários, como identificação e comprovante de renda.
É importante lembrar que não existe idade mínima para abertura de conta corrente. Porém os menores de 16 anos devem ser representados pelos pais ou por um tutor nomeado legalmente. O menor entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, mãe ou por um tutor.
Tarifas bancárias em conta corrente
As tarifas são os valores cobrados pelo banco na utilização de produtos e serviços que oferece. No caso das contas correntes, dependerá dos meios associados à conta e das operações que realiza.
Esses valores não são fixados por entidades como o Banco Central ou o Conselho Monetário Nacional, já que estes órgãos apenas disciplinam a cobrança. Com exceção dos serviços essenciais e gratuitos, alguns deles têm valor fixado pela própria instituição e devem ser conferidos desde a abertura da conta.
Uma dica é conferir no site do Banco Central quais oferecem os seus serviços a valores mais baixos (muitos serviços não são cobrados por algumas instituições financeiras).
No caso da conta corrente, os seguintes serviços são considerados gratuitos e essenciais segundo o Bacen:
- Fornecimento de cartão de débito e segunda via após vencimento regular;
- Até 2 extratos dos últimos 30 dias por mês;
- Até 4 saques por mês;
- Realização de 2 transferências entre contas do mesmo banco por mês;
- Fornecimento de 10 folhas de cheques por mês e compensações ilimitadas;
- Consultas via internet ilimitadas;
- Extrato anual de tarifas cobradas
Tipos de contas bancárias
Além das contas correntes, instituições bancárias oferecem outras modalidades de contas com diferentes objetivos.
Os principais tipos são a conta corrente, a conta de poupança e a conta salário.
- Conta corrente (conta de depósito à vista): utilizada para movimentar o dinheiro de forma corrente;
- Conta poupança: criada para reserva de dinheiro com rentabilidade ligada à caderneta de poupança;
- Conta salário: aberta por iniciativa do empregador para pagamento de salários aos empregados.
Além dessas, podem existir contas para estudantes universitários e contas conjuntas. As modalidades também ser diferenciadas se o banco for digital, que costuma oferecer serviços gratuitos e ainda rendimento ao dinheiro depositado, mesmo que em conta corrente.
Conta Poupança: entenda como funciona, como e quanto rende o dinheiro depositado