O YouTube é uma plataforma de vídeos que atrai uma diversidade de pessoas à procura de seus conteúdos. Isso porque tem também uma diversidade de conteúdos oferecidos e que aumentam a cada dia.
Desta forma, a plataforma consegue disponibilizar o seu espaço à publicidade e retribuir aos fornecedores de conteúdos parte do que ganha.
Para muitas pessoas, esta já se tornou a fonte de renda principal, ou mesmo a única, o que tem atraído cada vez mais produtores de conteúdos para o site.
Conforme a estrutura do canal onde são disponibilizados os vídeos se desenvolve, é possível atrair patrocinadores próprios para o canal. A remuneração direta feita pelo YouTube tem ficado menor e esta é uma das formas em que é possível obter uma boa rentabilidade.
Formas de ganhar dinheiro com o YouTube
As formas de criar conteúdos para o YouTube são diversas, principalmente se você consegue diversificar os conteúdos que já existem na plataforma.
Explicar sobre determinado assunto, por exemplo, pode ser uma das formas de compartilhar conhecimento e ainda ganhar um dinheiro com isso.
Quando uma boa quantidade de espectadores se identificar com a sua maneira de explicação, poderá fazer com que estes voltem constantemente ao canal. Por isso, o primeiro passo é definir quais temas você domina e acha que pode conseguir fazer a diferença na procura dos usuários.
Com o canal criado e o projeto em andamento, as formas de obter receitas com o YouTube são:
- Receita de publicidade: nos seus vídeos devem aparecer publicidades que são monetizadas pelo Google e parte desta receita será destinada ao canal.
- Receita do YouTube Premium: usuários com a conta Premium não visualizam as publicidades, mas parte do que pagam mensalmente é destinada ao dono do canal em que os vídeos são vistos.
- Clubes dos canais: neste formato, o canal pode receber membros que se inscrevem e contribuem com o projeto periodicamente, em troca de benefícios oferecidos pelo dono do canal.
- Super chat e super stickers: quando o canal faz transmissões ao vivo, é possível que os espectadores paguem para que a mensagem fique em destaque.
- Produtos do canal: para fidelizar ainda mais os fãs do canal, é possível vender produtos que tenha relação com o projeto, como camisetas ou livros, por exemplo. Para isso, o canal precisa de um site próprio para as vendas.
O faturamento é feito em dólares americanos e o valor médio se situa entre US$ 0,60 e US$ 5 para cada mil visualizações.
Como começar a faturar com o YouTube
Com a criação do canal e o crescimento do projeto, o YouTube poderá monetizar os vídeos ao passar as suas publicidades por eles. Essa parte poderá ser habilitada nas configurações do canal.
A monetização vale quando o canal já possui pelo menos mil inscritos e 4 mil horas assistidas. Pelo Google Adsense, com a conta Google, é possível indicar qual o meio de recebimento.
Além da monetização criada pelo site, os fãs do canal devem estar fidelizados aos conteúdos para que o projeto esteja sempre em crescimento. Acompanhe sempre as estatísticas oferecidas pelo site e tenha ideias de como conseguir outros espectadores semelhantes.
Utilize as redes sociais para atrair mais visualizadores e inscritos até que possa monetizar o seu canal.
Com o tempo será possível se tornar um dos "Parceiros do YouTube", ao possuir 15 mil horas assistidas acumuladas em menos de 90 dias.
Além disso, é recomendado separar parte da renda que alcançar para continuar a investir no canal, principalmente na compra de equipamentos melhores.
Quer saber mais? Conheça 10 formas de ganhar dinheiro pela internet.