Como aumentar o score de crédito?
O que é o score de crédito?
O score é uma pontuação que avalia como cada pessoa se comporta como consumidor quando tomador de crédito no mercado.
Por esta pontuação, as empresas de empréstimos ou financiamentos podem saber a chance do dinheiro emprestado ser devolvido.
Quanto mais baixa a pontuação, maiores os riscos e as chances de um empréstimo não ser aprovado. Por isso, um score considerado baixo, significa que existe uma grande probabilidade do pagador não honrar as suas dívidas.
Como funciona o score?
Para avaliar cada consumidor no mercado, as empresas especializadas em score definem critérios a adotar para atribuir suas pontuações.
Ao avaliar uma pessoa, alguns dos fatores mais avaliados considera se ela:
- Não está com "nome sujo";
- Tomou empréstimos, financiamentos ou parcelou a compra de produtos ou serviços nos últimos meses;
- Contraiu dívidas que cabiam em seu orçamento mensal;
- Pagou suas contas em dia;
- Possui os seus dados cadastrais atualizados.
Vale notar que não importa o quanto a pessoa ganha para definir o score, mas sim, a forma como ela assume dívidas e as paga em dia depois.
Algumas instituições como a Serasa ou a SCPC Boa Vista, avaliam os tomadores de crédito com um score entre 0 e 1.000. Um score que se aproxima dos 1.000 pontos pode ser considerado alto, aumentando as chances de conseguir um crédito.
Em geral, os valores para o score consideram o risco do consumidor obter crédito e se tornar inadimplente, como na tabela abaixo:
Score (pontuação) | Risco de inadimplência |
---|---|
Menor que 300 | Risco alto |
Entre 300 e 700 | Risco médio |
Maior que 700 | Risco baixo |
Quais os passos para ter o score mais alto
1. Limpe o seu nome
Um dos fatores que mais pesam na definição do score, sem dúvidas, é ter o nome negativado.
Se você tem uma pontuação reduzida, comece por renegociar as suas dívidas e passe a ter o nome "limpo".
2. Pague suas contas em dia
Não apenas para voltar a aumentá-lo, mas principalmente para mantê-lo em um bom nível, todas as contas devem ser pagas em dia.
Procure por pagar sempre as contas antes do vencimento. Isto demonstra ao mercado de crédito que você se comporta bem quando compra parcelado em crediário, toma empréstimos ou faz um financiamento.
3. Mantenha seus dados atualizados
Manter os dados atualizados em instituições de crédito ou lojas onde já comprou, ajuda a aumentar o score. Isso vale para o endereço onde mora, telefone, celular ou outros contatos, como o e-mail.
Uma outra maneira de verificar se os dados estão corretos, é por meio de portais online destas instituições.
Este é um dos fatores que pode aumentar o seu score rápido, caso você não tenha o nome negativado, nem paga contas em atraso.
4. Faça o seu Cadastro Positivo
Pelo Cadastro Positivo, as empresas conhecem todo o histórico de compras e não apenas quando atrasa o pagamento de um crédito.
Com o perfil financeiro reconhecido pelo Cadastro Positivo, o score pode ser definido mais corretamente e tomar um valor mais elevado.
Procure pelas instituições de crédito que definem o seu score, e saiba se já possui registro nessa modalidade.
5. Evite fazer uma grande quantidade de pedidos de crédito
Cada vez que você requisita um crédito, as empresas consultam o seu CPF e o seu score. Este processo faz com que ele caia cada vez que é consultado.
Para manter a sua pontuação com um valor elevado, é preciso evitar que seja feita uma grande quantidade de consultas em seu nome. Por isso, evite requisitar tanto crédito por aí.
Se quiser ficar mais por dentro do assunto, saiba como funciona o Credit Scoring e como é feito uma Análise de Crédito.