CIF e FOB
CIF e FOB são termos que fazem parte do comércio internacional e estão relacionados ao acordo feito entre o comprador e o vendedor para a remessa de produtos.
Ambas têm origem na língua inglesa e possuem significados distintos:
- CIF - Cost, Insurance and Freight: no valor da remessa do produto incluem todos os custos, seguro e frete, por conta do vendedor.
- FOB - Free on Board: a responsabilidade da remessa fica por conta do comprador. É, por isso, sem custos incluídos no produto para embarque.
Estes dois termos fazem parte de um conjunto de outros termos utilizados no comércio internacional, conhecidos como Incoterms, estabelecidos pela Câmara do Comércio Internacional.
No começo estas expressões eram usadas apenas em exportações ou importações por via aquática. Porém, com o tempo passaram a ser utilizadas no mercado interno e a estarem relacionadas com os valores dos fretes.
O que é CIF
A opção pela categoria de frete CIF é mais cara para o comprador, porém já estão incluídos os serviços de entrega sob responsabilidade do vendedor.
Nesta compra estão incluídos os custos de frete, a responsabilidade do vendedor no embarque da mercadoria e um seguro que é acompanhado até ao porto de destino.
O CIF é similar ao CFP (Cost and Freight), sendo que este último não está incluído o seguro da mercadoria durante o transporte a cargo de quem o vende.
O que é FOB
Nos contratos Free on Board as responsabilidades do vendedor terminam assim que a mercadoria é enviada pelo mesmo. Neste caso, é o importador que deve contratar os serviços de envio.
Por esta modalidade, o comprador tem a possibilidade de reduzir o custo de aquisição ao contratar um serviço de transporte mais barato em comparação ao que pagaria pelo frete CIF.
A expressão free está mais ligada ao comércio internacional e significa que o produto quando colocado no transporte já deve ter sido desembaraçado na alfândega, estando livre para o envio.
FOB é também a medida base utilizada para a balança comercial, contabilizando as exportações e importações em dólares (US$).
Diferenças entre CIF e FOB
A principal diferença entre as modalidades está no momento onde a responsabilidade do vendedor termina, passando ao comprador do bem. Como foi visto, esta transferência ocorre mais tardiamente nos contratos CIF.
O valor pago pelo comprador incluem os deveres do vendedor, que envolvem a contratação de um seguro e do transporte na modalidade CIF e não estão inclusas em FOB.
No caso do comércio internacional, existe uma transferência de risco que acontece no porto de carregamento do país de origem, no contrato FOB. Isto ocorre apenas no porto do país de origem nos contratos do tipo CIF.
Saiba mais: o que é comércio internacional e qual o saldo atual da balança comercial.