Chave Pix: o que é e como funciona? Saiba como cadastrar
O que é Chave Pix?
Chave Pix é uma forma de realizar uma transferência bancária sem a necessidade de identificar todas as informações da transação. Ao invés de preencher dados bancários ou até mesmo os vários números de um boleto, ele permite adicionar apenas um dado base de quem vai receber ou enviar dinheiro.
A chave é utilizada quando o usuário acessa o Pix por meio do aplicativo onde controla a sua conta. Diferente de opções como TED ou DOC, por exemplo, o Pix pode ser realizado apenas confirmando esta informação chave.
Quem utiliza o Pix tem como opção inserir apenas o CPF, o número de celular ou e-mail como chave. Outras opções de chaves do Pix são as chaves aleatórias e o QR Code. Fazendo isso todos os dados da conta aparecem na tela automaticamente, permitindo ainda que pagamentos e recebimentos sejam feitos em poucos segundos, mesmo que para bancos e financeiras diferentes.
Além da velocidade na transferência o Pix ainda pode ser gratuito para pessoas físicas na maioria das vezes. As condições de utilização são definidas por cada instituição bancária.
Como funciona a Chave Pix
A chave do Pix funciona como o meio de identificação principal que o usuário utiliza para realizar pagamentos no Pix.
Com esta identificação deixa de ser preciso informar todos os dados de um TED ou DOC. Ao invés de preencher com número de agência e conta, CPF/CNPJ e nome do banco, utilizando a chave do Pix todos os dados são reconhecidos automaticamente.
Para isso basta escolher entre os tipos de chave que cadastrou (ver abaixo) para enviar ou receber dinheiro.
Tipos de chaves do Pix
Através da modalidade do Pix, um usuário pode cadastrar um total de até quatro chaves por conta bancária ou financeira. Entre elas, é possível cadastrar um segundo e-mail ou número de celular, elevando as possibilidades de cadastro às pessoas físicas. Já para as pessoas jurídicas (empresas), este número pode chegar a vinte. São elas:
- CPF ou CNPJ
O CPF ou CNPJ é um dos meios de identificação para utilizar o Pix. A pessoa física ou jurídica deve informar o número cadastrado na conta bancária que utiliza. Para usá-lo basta informar este número a quem deve enviar ou receber dinheiro.
- Número do telefone celular
Sendo acessado pelo app do celular, um dos meios de enviar ou receber dinheiro pelo Pix é utilizando o número do seu telefone. Também é possível cadastrar um segundo, caso possua um segundo chip, por exemplo.
Se você prefere utilizar outro meio que não informe o seu CPF ou número de telefone, basta cadastrar um ou dois e-mails, deixando-os associado ao Pix.
- Chave aleatória
A chave aleatória é formada por um conjunto de caracteres aleatórios - números, letras e símbolos. Além de identificar a conta que vai receber ou enviar dinheiro, é um meio em que permite não informar dados pessoais, como as chaves anteriores.
Basta copiar a chave aleatória do Pix, enviar este código para a outra pessoa - por WhatsApp, por exemplo - e realizar a transação.
- QR Code
Além das quatro chaves Pix mais conhecidas, o usuário pode gerar um QR Code dentro de seu aplicativo para enviar ou receber por essa via. Essa é uma alternativa em que não será preciso compartilhar as chaves do Pix com outras pessoas que não queira, por exemplo.
A imagem do QR Code deve ser apresentada à outra pessoa para que possa ser escaneada, e então receber o dinheiro na conta. Outra forma é o meio "copia e cola", em que um código pode ser diretamente enviado por mensagem ao outro usuário.
Como cadastrar e fazer o Pix
O Pix é um meio de pagamento disponibilizado pelas instituições financeiras. São elas que devem personalizar como apresentam no aplicativo e definir outras regras, como o limite a ser utilizado. Apesar disso, o cadastro e acesso ao Pix tem alguns pontos em comum.
Primeiro, ele pode ser facilmente acessado pelo aplicativo do banco ou financeira onde tem conta. Para isso será preciso identificar o local onde se encontra o Pix.
Ao selecionar o Pix, deve localizar onde conseguirá cadastrar as suas chaves. Cada categoria aparece para seleção e dar seguimento nesta opção - cadastrar via CPF, por exemplo.
A chave Pix é então relacionada à opção de pagamento, confirmada após digitar a senha da conta ou do aplicativo. Depois disso você pode voltar ao passo inicial e cadastrar mais opções de chaves, incluindo a chave aleatória.
O Pix poderá ser utilizado em opções de pagamento e envio de dinheiro, ou em recebimento dinheiro utilizando as chaves cadastradas por você em seu aplicativo.
O que é Pix e como funciona?
Pix é um sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) no final de 2020. Com ele existe maior praticidade em transferir ou receber dinheiro sem necessidade de preenchimento de todos os dados bancários. Também é um facilitador em comparação aos boletos e cartões.
Usando a chave cadastrada, é possível realizar transferências instantâneas para os amigos ou pagamentos em estabelecimentos comerciais.
Apesar de ser criado e lançado pelo Bacen, a modalidade de pagamento é executada pela própria instituição bancária. O banco central ficou como responsável apenas pela administração do sistema e do banco de dados contendo as chaves cadastradas.
- Entenda melhor o que é, como funciona e para que serve o Pix, meio de pagamentos criado pelo Bacen
- PTAX: como o banco central calcula taxas de câmbio?