CFO é a sigla para Chief Financial Officer e identifica o cargo de Diretor Financeiro de uma organização. Este executivo é responsável por todas as ações financeiras da empresa.
Apesar de o CEO (Chief Executive Officer), ou Diretor Geral, estar no topo da hierarquia operacional, o CFO possui grande participação nas decisões de investimentos e na gerência de receitas e despesas.
O CFO é a posição mais elevada dentro do setor financeiro e normalmente a terceira dentro do quadro geral. Ainda assim, o CFO pode se tornar um CEO, como também diretor de operações ou mesmo presidente da empresa, dependendo do formato do negócio.
O que faz um CFO?
O Diretor Financeiro é quem administra as várias estratégias financeiras que fazem parte do negócio, envolvendo também a tesouraria e a contabilidade.
Fica a cargo do CFO as principais tomadas de decisões que envolvem os investimentos que a empresa faz, incluindo a análise de riscos para isso.
Este profissional supervisiona o caixa e todos os movimentos financeiros enquanto acontecem, assim como realiza a busca por capital para investimento nos processos.
Além da situação financeira, o CFO deve conhecer bem o cenário em que a empresa se enquadra e adotar estratégias econômicas e de previsão.
Como se tornar um Diretor Financeiro?
Um CFO possui, além de formações específicas ao cargo, uma longa experiência como controlador e estrategista financeiro. Os diretores financeiros começam a carreira em algum setor como auditores, contabilistas ou gestores financeiros.
Para se tornar um Diretor Financeiro é preciso passar por uma graduação em Economia, Contabilidade, Administração ou alguma outra área relacionada a finanças. Outras especializações também devem fazer parte do currículo do profissional, como MBA, mestrado ou até mesmo um doutorado na área.
Saiba também o que é um Chief Executive Officer (CEO).