CEO
Chief Executive Officer
CEO significa Chief Executive Officer, a mais alta posição executiva na hierarquia de uma empresa. Também pode ser chamado de presidente ou diretor executivo, dependendo do plano de cargos de cada companhia. Entre as suas funções estão o desenvolvimento e implementação das macro estratégias, tomar as grandes decisões sobre o negócio que impactam em toda a companhia, gerenciar operações e recursos, entre outras.
O CEO se reporta ao conselho da empresa, mais especificamente ao chairman, ou presidente do conselho. O CEO tem uma cadeira neste conselho, mas não tem a última palavra, que seria do chairman.
A pessoa que ocupa o cargo de CEO não necessariamente é o dono da companhia, Muitas vezes é um executivo contratado, com a capacidade de gerenciamento necessária para lidar com o negócio e as questões operacionais. O que deixa ao dono da empresa a posição de chairman.
Na hierarquia das grandes companhias, o CEO conta com outros Cs abaixo dele com grande importância estratégica para o negócio. São eles:
- CFO, Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro
- COO, Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações
- CMO, Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing
- CIO, Chief Information Officer, ou Diretor de Informática
- Entre outros, dependendo da empresa, como o CHRO (Recursos Humanos), CCO (Comunicação), e etc.
CEOs famosos
Entre as figuras que ocupam ou já ocuparam o cargo de CEO, ficaram famosos alguns nomes como:
- Steve Jobs, co-fundador e CEO da Apple. Foi demitido pelo CEO que ele mesmo contratou na década de 80, John Sculley, voltando à companhia em 1997 a tempo de retomar o crescimento e colocá-la de volta no topo.
- Tim Cook, atual CEO da Apple. Era o COO da companhia quando Jobs morreu.
- Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e atualmente um dos líderes que mais chama atenção no Vale do Silício.
- Larry Page, CEO do Google. Um dos fundadores, junto com o antigo CEO Eric Schimidt, assumiu a gestão da companhia para que esta voltasse o foco para o social.
- Steve Ballmer, CEO da Microsoft. Contratado como gerente de negócios por Bill Gates, chegou ao cargo mais alto da companhia onde atua desde 1980.
- Marissa Mayer, CEO do Yahoo. Uma das poucas mulheres a figurar na lista de CEOs das empresas de tecnologia.