Ativo Circulante
O que é ativo circulante?
O ativo circulante representa as disponibilidades financeiras, os bens e direitos que deverão ser convertidos em dinheiro, vendidos ou consumidos em um determinado ciclo de operações.
Dentro do grupo de contas do ativo de uma empresa, é aquele que tem maior grau de liquidez, também conhecido como realizável a curto prazo.
Exemplos de contas do ativo circulante
Fazem parte das contas do ativo circulante os seguintes grupos de subcontas:
- Caixa da empresa
- Saldo em banco
- Aplicações financeiras
- Contas a receber de clientes
- Estoques
Ativo não circulante
O ativo não circulante são as contas de longo prazo ou aquelas imobilizadas, como terrenos, marcas ou patentes, tecnologias registradas e investimentos, são considerados ativos não-circulantes. Assim como investimentos rentabilizados a um prazo maior do que o exercício daquele ano, e também os ativos intangíveis. Somados, o ativo não circulante e o circulante, temos o total de ativos da empresa.
Os ativos, junto com os passivos, integram o balanço patrimonial. Subtraído o passivo do ativo, têm-se o patrimônio líquido da companhia.
Ativo Circulante Operacional e Ativo Circulante Financeiro
Utilizado pela gestão contábil no cálculo da necessidade de capital de giro, os termos operacional e financeiro dividem o ativo circulante por sua origem.
O ativo circulante operacional representa o que e proveniente da operação empresarial, ou seja, as contas a receber dos clientes e os estoques.
O ativo circulante financeiro vem de aplicações financeiras e do caixa da empresa.
Ativo permanente
O ativo permanente é o contrário do ativo circulante, ele representa aqueles cujo valor dificilmente será convertido em dinheiro. O grupo de contas do ativo permanente é dividido em:
- Investimento (Exemplo: participações em outras empresas)
- Imobilizado (Exemplo: prédios, terrenos, maquinário)
- Intangível (Exemplo: marcas e patentes)
- Diferido (Exemplo: custos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos)
Você também pode se interessar por Patrimônio Líquido e Passivo Circulante