O que é Agronegócio?
Agronegócio é o setor da economia que reúne as atividades produtivas resultantes da agricultura e da pecuária. Inclui as plantações de café, soja, milho, assim como a criação de gado, as granjas, e também a produção de maquinário e equipamentos para o setor.
O gerenciamento das operações desta cadeia produtiva é chamado de Gestão do Agronegócio. São negócios em larga escala, que envolvem desde a produção, o processamento, a manufatura e a distribuição dos produtos agropecuários.
O agronegócio abrange os três setores da economia: setor primário, com a produção agrícola; secundário, o processamento dos produtos e incluindo o maquinário e equipamentos industrializados; e o setor terciário, com a comercialização e distribuição da produção.
Companhias de agronegócio também estão listadas no mercado financeiro. Os produtos são negociados nas bolsas de valores mobiliários enquanto commodities, a exemplo da soja na Chicago Board of Trade.
O Brasil é um dos líderes mundiais no agronegócio, ou agribusiness para o mercado internacional.
Agronegócio no Brasil
O Agronegócio no Brasil é uma das operações mais prósperas da economia nacional. Devido às características favoráveis do solo brasileiro, do clima propício, abundância de água e das grandes extensões territoriais, este tipo de negócio tornou-se extremamente rentável tanto para o mercado interno como em termos de exportações.
A modernização, o desenvolvimento científico-tecnológico e o crescente investimento neste setor também são fundamentais para os bons resultados do setor.
A aposta dos investidores na produção brasileira para os próximos anos está na produção de algodão e biocombustíveis feitos de cana-de-açúcar e óleos vegetais.
Principais produtos exportados pelo agronegócio brasileiro:
-
Café
-
Açúcar
-
Álcool
-
Suco de frutas
-
Soja
-
Carnes
-
Tabaco
-
Couro
Você também pode ter interesse em Commodity e Chicago Board of Trade.