O que é Administração Científica?
A Administração Científica é um método administrativo. Ele relaciona o máximo de produtividade dos trabalhadores de uma produção, com o menor tempo possível, através de uma gestão mais analítica.
Esse modelo é também conhecido por Taylorismo, ou teoria científica de Taylor, já que foi inicialmente desenvolvida pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Isto no fim do século XIX e início do século XX.
Taylor foi o primeiro administrador a utilizar métodos científicos, por meios gráficos, analisando pontos onde a produtividade era maior, pelo menor tempo possível.
Os estudos e análises de Taylor são divididos em dois períodos:
- 1º período: Taylor teve como base a racionalização do trabalho e os movimentos dos operários;
- 2º período: fase onde formulou princípios para a gerência de uma empresa por meio da Administração Científica.
Princípios da Administração Científica
A teoria de Taylor é conhecida por tornar a gestão mais eficiente, já que se baseou em mais planejamento por meio de estudos de tempos e movimentos na produção. Anteriormente, com a abordagem clássica, a administração se baseava em experiências empíricas e menos científicas.
Ao analisar uma produção e estudar sua produtividade seria possível simplificar a função de cada trabalhador por meio de racionalização. Além de remover o esforço desnecessário e fazer mais com menos tempo, segundo Taylor.
No livro Princípios da Administração Científica, Frederick Taylor propõe alguns princípios fundamentais para fazer a gestão científica:
1. Planejamento
Este princípio diz que, para a Administração Científica acontecer, todos os aspectos do trabalho devem ser analisados. Com isso, devem ser aplicados os melhores métodos para a produção.
2. Seleção e preparo
Este princípio diz que, para cada função, existe um trabalhador com mais capacidade e que pode passar por treinamentos, com o objetivo de especializá-lo para aquele cargo.
3. Controle
O controle significa a gestão do trabalho para que não saia do planejado. Ou seja, para que esteja em acordo com os métodos e as metas realizadas no primeiro princípio.
4. Execução
O princípio da execução diz que o trabalho deve ser distribuído e controlado. Isto para que o trabalhador não realize movimentos desnecessários, o que aumentaria o cansaço físico e a diminuição de sua produtividade.
5. Singularização das funções
Este princípio relaciona a ênfase nas tarefas de cada trabalhador em cada cargo, e a redução de custos ao adotar esta medida.
Com o tempo outros princípios começaram a ser adotados por administradores que seguiam as ideias de Taylor.
Vantagens e desvantagens do Taylorismo
O Taylorismo tem uma vantagem histórica pela dinâmica da produtividade. Isto porque foi possível colocar em pauta o aumento dos salários e a diminuição da carga horária de uma maneira mais concreta.
A teoria de Taylor teve como maior desvantagem, e motivo para receber críticas por aqueles que eram contra esses métodos, a mecanização dos trabalhos.
Ainda assim, a Administração Científica foi pioneira nos estudos de métodos de trabalho, sendo grande responsável pela evolução de Engenharias Industriais e de Produção.
Conheça também a filosofia de gestão empresarial Just in Time.